Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nova Copa do Brasil: #eujasabia


Nesta quinta-feira a CBF divulgará alterações que serão feitas no calendário do futebol brasileiro para o ano de 2013. Não sabemos a totalidade das mudanças, mas algumas já vazaram na imprensa: a volta da Copa do Nordeste (falta saber o sistema de disputa e o período que será realizada) e mudanças na Copa do Brasil. 

A principal novidade é a volta da participação dos clubes que disputarem a Taça Libertadores do mesmo ano. Eles entrarão nas oitavas-de-final (quarta fase) após o término da competição sul-americana. Jogarão quatro fases na busca pelo título nacional. Sendo assim, a Copa do Brasil deverá ganhar uma fase a mais (de seis passará a ter sete fases) e aumentará o número de participantes, para 86 clubes. Outra novidade será o sistema de acesso à Copa Sul-Americana. Até este ano, os oito times colocados no Brasileirão após os que garantiram vaga à Libertadores eram os indicados para a Fase Nacional da Sul-Americana. Jogavam entre si para chegar a quatro que entravam na fase internacional. Agora isso vai mudar. Já no BR-12, não tem mais essa de 5º ao 12º irem para a SA. O que vai ocorrer é o seguinte: Os 16 times que participarem das oitavas-de-final da CB de 2013 (já com a participação dos times vindos da Libertadores) disputarão oito vagas para as quartas. Dos oito que forem eliminados, quatro serão indicados pela CBF para a SA. Com qual critério? suas colocações no Brasileiro do ano anterior (da Série A até a Série D, se for o caso). Os quatro mais bem classificados irão para a fase internacional da Sul-Americana, acabando-se assim a fase nacional com oito clubes. 

O que podemos deduzir? 1) não teremos mais o campeão da Copa do Brasil "desmotivado" no Brasileirão, pois a CB só acabará em novembro, um mês antes do final do brasileiro; 2) teremos mais times disputando duas competições simultâneas no final do ano (alguns vão caindo pelo caminho,  mas pelo menos dois - os finalistas da CB - terão que se desdobrar até novembro); 3) a Copa do Brasil ganha corpo, com o aumento do período de disputa, do número de participantes e a presença dos times da Libertadores; 4) acaba a fase nacional da Sul-Americana, sempre com jogos deficitários e sem interesse. 5) sistema bom para a TV, que terá garantia de bons jogos para transmitir no segundo semestre, sem a incerteza da participação de brasileiros na Sul-Americana. 6) vamos aguardar para ver o comportamento dos clubes que estiverem nas finais da CB, quanto ao seu interesse no Brasileiro, que acontecerá simultaneamente (ou vice-versa). Se lembrar de outros comentários, volto aqui. 

Coloquei no título EU JÁ SABIA porque essa situação já estava sendo estudada faz tempo e, por ter contato com pessoas ligadas à CBF e à TV, participava do processo, discutindo e sugerindo alguns pontos, alguns deles adotados. Vamos aguardar porque poderemos ter mais novidades, se não hoje, num futuro próximo.

PS.: Lembrei de um detalhe importante: como o campeão da Copa-Sul-Americana de um ano já tem vaga assegurada, tanto na Libertadores como na Sul-Americana do ano seguinte, este (no caso de ser um clube brasileiro, obviamente) não participará da Copa do Brasil , por não ter condições de avançar nesta competição e jogar simultaneamente a fase internacional da Sul-Americana (conflito de datas). É o único caso de impossibildade de se participar da Copa do Brasil, excluindo os que não obtiverem classificação, evidentemente.

0 comentários: