Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

sábado, 14 de abril de 2012

Respondendo à FERJ - Parte 2


Seguindo com meu ponto de vista a cerca das dúvidas que a FERJ está levantando sobre a razão da ausência do público nos estádios do Rio, falarei sobre os cinco tópicos restantes:


6. Preço - Os preços dos ingressos aumentaram muito de uma hora para outra. "Descobriram" que futebol era um negócio rentável e resolveram faturar em cima do pobre do torcedor.Tem jogo que vale o ingresso cobrado, mas tem outros que de graça já é caro. O correto seria tabelar o preço de acordo com a força dos times, da importância do jogo e do conforto que o estádio oferece. Não é justo o torcedor pagar o mesmo preço de um lugar confortável e protegido do Engenhão ao de uma arquibancada de cimento, quente e de cara pro sol em Moça Bonita! Ao mesmo tempo que uma decisão entre dois grandes do Rio tem que valer mais do que um jogo entre pequenos sem chances de conquistas ou classificação. 

7. Número de times - Quando o Carioca implantou esse atual sistema de disputa, o número de participantes era 12. Foi um sucesso, é só pesquisar. Turnos rápidos, com todos os jogos sendo importantes, pois não havia tempo para se recuperar de tropeços. Depois que passou para 16, os turnos ficaram mais tediosos e previsíveis, diminuindo a chance de zebras e elitizando as semifinais.

8. Formato - Sou tão a favor deste formato que, coincidência ou não, o sugeri à FERJ em 1999 e ele foi aplicado em 2004, com sucesso comprovado e já copiado por outras federações. Mas foi feito um ajuste que considero prejudicial. Na minha sugestão original não havia semifinal de turno e sim semifinal de campeonato. Vou explicar melhor isso na terceira parte de minha análise.


9 - Descaso dos clubes - É um desrespeito com o torcedor avisá-lo que no próximo jogo os titulares serão poupados em função de uma outra competição. E ainda querem ver o torcedor nas arquibancadas! Pior seria se não avisassem! O clube precisa formar elenco para aguentar duas competições ou então que abra mão de jogar uma delas, Se o elenco for equilibrado as alterações serão feitas e ninguém vai perceber. Quando um time poupa os titulares, está abrindo mão de vencer. Pode até ganhar o jogo, porém mais pela imcompetência do adversário. E não vem depois usar isso como desculpa se perder um clássico, por exemplo!


10 - Bebida alcoólica - É claro que a ausência de bebida dentro do estádio faz com que o torcedor que gosta de beber fique mais tempo lá fora (bebendo) e depois entre (quando não desiste por falta de condições...). Outros preferem ver o jogo em casa, perto da geladeira, ou no bar, cercado de "loiras". Mas acho uma boa restringir a bebida no futebol, por conta da violência que o álcool pode geral no meio da torcida.


No terceiro post venho com minhas sugestões para melhorar o público no futebol.

0 comentários: