Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Torcedor é tudo igual


Antes de mais nada, parabéns ao Santos FC, que mesmo começando mal a Taça Libertadores, reagiu a tempo, ainda mais depois da chegada de Murici Ramalho (baita técnico!) e conquistou brilhante e justamente a competição sul-americana. Como jogam Ganso e Neymar! O desafio agora é o Mundial de Clubes, sonho maior de qualquer torcedor.

Por falar nele, o torcedor, o que quero falar é sobre o comportamento das torcidas e, em especial as dos grandes clubes. Um belíssima festa aconteceu ontem no Pacaembu: milhares de crianças, jovens e pessoas mais experientes sofrendo juntas e explodindo de alegria no final. Como ocorreu semanas atrás na final da Copa do Brasil, na conquista do Brasileiro pelo Fluminense em 2010, pelo Flamengo em 2009, com o Sport na Copa do Brasil de 2008, etc, etc, etc...  Seja que time for, quando a conquista vem, seus torcedores sabem dar um show de beleza, festa e paixão. Eu disse TODAS!

Porém essas mesmas torcidas, quando a coisa está feia (ou ficando feia) "viram a chavinha" e demonstram um destempero totalmente descabível. Começa com vaias no estádio, depois com pichações, invasão em treinos e às vezes termina com ameaças e agressões físicas. Sem falar nas badernas proporcionadas nas arquibancadas (vide River Plate, quase rebaixado) ou arruaças e depredações estúpidas (final do Hoquei no Canadá). Isso também não é privilégio de ninguém: TODAS as torcidas estão propensas a agir assim, quando bate o desespero.

Esta é, certamente, a minha maior preocupação em relação à Copa do Mundo no Brasil: o comportamento do torcedor. Será que nós saberemos nos portar diante de um possível insucesso? Saberemos reconhecer os méritos dos adversários? Respeitaremos seus símbolos (hinos, bandeiras, autoridades, etc...)? Precisamos refletir muito sobre isso, urgentemente.

1 comentários:

Diego Luiz disse...

Não teremos torcedores brasileiros na Copa do Mundo. Teremos turistas e um ou outro bem sucedido ou maluco como nós que pagará uma fortuna por um jogo. Fato!

Diego Luiz