Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Polêmica boa, mas evitável


Hoje em dia, nessa era da internet, com twitter, blogs, comentários, enquetes, toda vez que surge um tema polêmico, que gere discussão, as pessoas envolvidas nessas redes sociais vibram. Quando não é nada apelativo nem prejudicial a ninguém, é interessante e tentador expressar uma opinião e não ficar alheio à discussão.

Se é assim vamos opinar, mesmo que de longe e sem dados precisos, sobre essa questão da confusão na Série C do Brasileiro, envolvedo quatro times nordestinos, entre eles o Fortaleza, clube tradicional. Não dá para explicar tudo em detalhes, por isso vou apenas opinar.

O primeiro erro nesta história é a estratégia de se atrasar o jogo para levar vantagem. O Campinense fez isso no primeiro tempo e o Fortaleza, para não ficar atrás, atrasou o reinício do seu jogo contra o CRB em 12 minutos, com a "tática" dos uniformes iguais. Isso influenciou demais na decisão final das duas partidas, o que é lamentável.

Outra coisa: acho que os árbitros se deixaram influenciar pelo clima das partidas, que valiam a permanência na Série C. O árbitro de Campinense x Guarany/CE errou feio duas vezes, anulando absurdamente um gol do Guarany e validando o gol irregular do Campinense. Com essas falhas ele dava a classificação ao time paraibano. Mas a diferença de tempo entre os jogos propiciou ao Fortaleza saber o que precisaria para se livrar da Série D. Como o juiz do seu jogo se perdeu, marcando um pênalti inexistente para o Fortaleza e expulsando dois atletas do CRB (sendo  um o goleiro) a tarefa ficou fácil para o Fortaleza, que no "abafa" conseguiu os dois gols que necessitava.
Soma-se tudo isso ao fato do CRB já ter a vaga para a próxima fase assegurada naquele momento, desinteressando-se portanto de disputar com afinco a partida.

Primeiro questionamento: o juiz errou em expulsar o goleiro do CRB? acho que não, pois foi alertado pelo bandeirinha que ele havia chutado a bola propositalmente no gandula. Para o juiz não importa se o goleiro reserva não poderia mais entrar, obrigando um jogador de linha a ir para o gol. Ele tem é que cumprir a regra.
Segundo: Está errado o CRB em abrir mão do jogo, sabendo que já tinha sua vaga garantida? acho que não, pois ele estava em clara desvantagem numérica, sem goleiro de ofício  e mesmo que corresse demais provavelmente não evitaria os dois gols. Só não aceito é deixar a bola entrar de propósito, como parece que um jogador tenta induzir seus colegas a agir.
Terceiro: onde o erro foi mais grave? acho que no jogo do Campinense, pelo atraso no início do jogo, que gerou a retaliação do Fortaleza e pelos gols, um mal anulado e outro mal validado, ambos em favor do time da casa.
Quarto: o Fortaleza tem responsabilidade pela atuação confusa do juiz? Não sei, só através de uma investigação poderemos saber. Lembrando que era um juiz de Série A, Gutemberg Fonseca, do Rio (fraco, por sinal).

Resumo: é um problemão para o STJD julgar. Acho que o campeonato deveria ser suspenso (há datas para isso) até que um parecer definitivo seja dado. Só acho que não cabe mais no futebol situações como esta. Algo precisa ser feito para que a lisura prevaleça.

Para terminar, uma pergunta: e se os jogos fossem Campinense x CRB e Fortaleza/CE x Guarany/CE (ambos do mesmo estado) e acontecesse essa polêmica? A primeira desconfiança seria sobre favorecimento (Jogo de compadres) entre os cearenses. Por isso acho muito temerário ter confrontos entre times do mesmo estado na rodada final, como a CBF fez na Série A deste ano. Esta é uma preocupação minha desde a divulgação da tabela. Vamos aguardar.

0 comentários: