Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

WF debate

Página voltada para debater temas polêmicos envolvendo o futebol ou outros esportes. Contamos com a sua participação, opinando a respeito e propondo alternativas à nossa discussão.

Tema: Tecnologia no Futebol (assunto debatido pela FIFA)
Questão: utilizar ou não a tecnologia (câmeras, video-tapes, chip na bola, etc...) para dissipar dúvidas em lances polêmicos.
Opinião: O futebol é a paixão popular por não "inventar" muito, seja nas regras ou nos equipamentos. A simplicidade propicia a todos poderem praticá-lo e compreendê-lo. As polêmicas não são bem-vindas, mas dão um pouco mais de graça ao jogo. Não dá para comparar o futebol com outros esportes que usam a tecnologia, como o tênis, o basquete ou o futebol americano. Nestes esportes saem muitos pontos e decidir uma ou outra jogada pelo VT não interfere muito no resultado final. E são esportes que param toda hora, pois não tem a mesma dinâmica do futebol. Como seria se o auxiliar marcasse um impedimento e depois o tape provasse que ele errou: volta o lançamento e o atacante marca o gol? E em relação às faltas: o juiz manda seguir um lance e o time prejudicado pede para interromper o jogo para ver o VT?
Esta experiência da FIFA em colocar mais um assistente atrás de cada gol, coincidência ou nâo, acontece após nós enviarmos esta idèia para a CBF, há alguns anos atrás, onde o Sr. Edson Rezende, na época diretor de arbitragem, prometeu repassá-la à FIFA. Apenas acho que estes assistentes deveriam ter uma bandeira à mão e os mesmos poderes dos atuais auxiliares, somente não marcando impedimentos, obviamente. A visão deles na hora de ver se a bola entrou ou não é privilegiada, melhor e mais barata do que um chip.
Posição do WF: não à tecnologia no futebol.

Tema: Prorrogação no futebol (assunto sendo debatido pela FIFA)
Questão: Manter ou extinguir a prorrogação em partidas decisivas de futebol
Opinião: A maioria das competições que não são promovidas pela FIFA já aboliram a prorrogação, indo direto aos pênaltis. Se for decidido pela extinção, sem problemas: pênaltis direto (bom para a TV, que poderá programar melhor suas transmissões, sem a dúvida se haverá ou não prorrogação). Se optarem pela manutenção, algumas considerações. a) Não ressuscitem o "Golden Goal"! É inadmissível um time fazer o gol decisivo e o jogo acabar ali, com invasão de campo e sem dar chance do adversário tentar uma reação. Quantas prorrogações históricas não aconteceriam com essa regra? b) Uma sugestão do WF, que já foi até enviada para a CBF e, em seguida para a FIFA: numa partida com prorrogação, cada time teria direito a mais uma substituição. Ou seja: tempo extra, substituição extra. Melhoraria o nível técnico do jogo, poupando algum jogador já extenuado com os 90 minutos. c) poderia-se também eliminar os pênaltis, dando a vantagem do empate na prorrogação ao time de melhor campanha, evitando acomodação entre as duas equipes no tempo extra, visando decidir nos pênaltis.
Posição final do WF: manter a prorrogação

Tema: Torcedor

1) Em 2009, o Fluminense agonizava na luta contra o rebaixamento e encontrou forças na sua torcida para reagir milagrosamente e escapar da degola; em 2010, o Corinthians liderou o campeonato durante longo tempo, mas teve uma queda e caiu para o ... terceiro lugar, provocando a ira de seus torcedores, que invadem o treino do time cobrando postura vencedora de seus jogadores. Não há algo errado? Claro que sim. Não entendo a força que os clubes dão a seus torcedores, com direito até a enquadrar seus atletas e até ameaçando-os em alguns casos. Já tivemos exemplos no próprio Flu, no Flamengo, no Atlético, no Palmeiras, no Botafogo etc...Tem clube que dá até cargo na diretoria para torcedores influentes.  É o fim da picada. Lugar de torcedor é na arquibancada, de onde deverá torcer (o nome "torcedor" vem daí), incentivar ao máximo para levantar a moral do time em campo e assim ajudar na conquista de vitórias e títulos. Se no final der tudo errado, deve expressar seu descontentamento de forma pacífica, sugerindo mudanças à diretoria e recarregando as energias para a próxima temporada. Derrotas, perda de títulos e até rebaixamento fazem parte desse esporte (esporte?) chamado futebol e todos devem ficar preparados para isso acontecer, pois todos os clubes estão sujeitos a isso.

2) O torcedor, de uma forma geral, não trata com educação a presença das equipes visitantes nos confrontos em sua casa. Invariavelmente vaiam a entrada destas equipes no gramado, seguidas de ofensas e palavrões impublicáveis. Em competições internacionais, chegam a vaiar o hino nacional da equipe visitante. Se o adversário vence, em alguns casos partem para agressões e chegam a apedrejar ônibus de torcedores ou jogadores. Acham isso correto? Obviamente que não. Portanto, façam a sua parte, tratando com absoluto respeito e espírito esportivo os visitantes, que são apenas adversários, não inimigos. Certamente ninguém gostaria de receber igual tratamento quando fosse acompanhar seu clube em outro estádio.

3) Um dos principais problemas que o torcedor tem quando assiste a um jogo de futebol é o acesso ao estádio. Começa pela compra do ingresso, terminando com a entrada no estádio. Como frequentador assíduo, sugiro que procure sempre comprar o ingresso antecipadamente. Se preferir comprar no dia do jogo, chegue bem cedo, para evitar filas. Nunca compre de cambistas. Não será necessário se você tomar as medidas que mencionei acima. Se o seu clube tiver o serviço de sócio-torcedor, procure se informar a respeito, pois é um bom negócio, principalmente em jogos de grande apelo. Vá de transporte coletivo, para evitar transtornos com trânsito, estacionamentos e flanelinhas. Não deixe para entrar em cima da hora, pois o tumulto é grande e você pode se dar mal, se ferindo em uma confusão ou até não conseguindo entrar a tempo. Se achar que os preços dos produtos de dentro do estádio são caros, "abasteça-se" antes, mas sem excessos. Seguindo esta "cartilha", você já começa ganhando antes mesmo do seu time entrar em campo.

4) Para você, torcedor, o comparecimento de publico nos estádios é bom, regular ou ruim? Para mim é mais do que bom, porque tudo conspira hoje para afastar o torcedor dos estádios. a) os preções estão abusivos. Tem jogo que não vale o preço cobrado. b) em alguns estádios menores as condições são péssimas. c) a concorrência com a televisão é desigual. Em qualquer esquina tem um TV transmitindo a partida local ao vivo. d) a violência não diminui. Mesmo com as novas leis, vê-se brigas dentro e fora do estádio. Mas prevejo melhoras num futuro próximo. e) Os acessos aos estádios, principalmente em grande jogos, é complicado. Não há estacionamento suficiente e muitos carros são multados e rebocados. f) sem falar nos problemas dentro do campo: arbitragem, dirigentes, maus jogadores, etc.. Mesmo com tudo isso, temos vários jogos com casa cheia e outros com uma boa média de púbico. Parabéns, torcedor, pela perseverança e pelo amor ao seu clube.

Contato:

O blog Wonder Fut agradece a todos que nos visitam e participam de alguma forma com o sucesso do nosso blog. Mas gostaríamos de saber quem são estes amigos. No campo abaixo, reservado para os comentários desta página, coloque seu nome, de onde você é e o time que torce. Vale também para todos os posts. Assim conheceremos os internautas que ajudam a fazer o blog WONDER FUT.

obs: Se você estiver com dificuldade de enviar um comentário, por problemas com o "perfil" pedido pelo blog, entre com o perfil "anônimo" para ter a certeza que de sua mensagem será enviada. Mas no comentário se identifique, senão vai virar realmente um "anônimo"!