Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Segunda mudança: Brasileirão


Após propor alguns ajustes nos campeonatos estaduais, objetivando um sucesso maior, quero falar agora sobre o nosso Campeonato Brasileiro:


1. Considero um grande avanço delimitar a quantidade de participantes em 20 clubes, número mantido já há alguns anos. 

2. Diferentemente do que pensava na época, hoje aplaudo a fórmula de pontos corridos. Facilitou muito a vida dos clubes, a programação da mídia e o acompanhamento do torcedor.

3. Mas não há nada bom que não possa melhorar. O torcedor sente falta das grandes decisões, jogos que realmente marcam cada edição do campeonato. Porque não adequar os pontos corridos a uma fase final com decisão?

4. Sou contra aquela fórmula de se classificar oito times para fazerem uma mata-mata até se conhecer o campeão. Acho exagerado um oitavo colocado ter chance de disputar o título em igualdade de condições com o primeiro colocado.

5. Sendo assim, sugiro uma alternativa inédita, que pode ser confusa a princípio, mas que resolveria esse problema. Primeira Fase: Dois turnos - ida e volta - com 18 clubes (34 rodadas), classificando-se quatro times para a fase decisiva. Estes já estariam classificados para a Copa Libertadores do ano seguinte. Na fase final teríamos duas etapas: 1ª etapa: 1º x 4º e 2º x 3º. Os vencedores disputam uma vaga para a decisão. 2ª etapa: 1º x 3º e 2º x 4º. Os vencedores disputam a segunda vaga na final. Se um mesmo clube vencer as duas etapas será o campeão brasileiro. 

6. Obs: Na fase final cada um dos quatro times teria duas chances de chegar à final. Não haveria eliminação sumária. Na fase final, os confrontos serão em jogo único, no campo do melhor colocado. Apenas a decisão seria em dois jogos. Total de seis datas na fase final. No geral, 40 datas seriam necessárias.


7. Resumindo: sistema de ida e volta preservados, primeira fase definiria os times na Libertadores e resgataríamos as decisões, com mais justiça do que no passado.

0 comentários: