Quem não tiver conta no Google, entre com o perfil "anônimo" para enviar seus comentários, identificando-se no texto da mensagem. Estamos aguardando seus comentários. Acompanhe tudo sobre a nossa olimpíada em vídeos informativos, na página WF Rio 2016 em imagens. Vale a pena conferir os posts mais antigos, pois os temas ainda são atuais

Rio 2016

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Futebol-BR: uma perigosa rotina


A cada ano que passa vejo o futebol brasileiro melhor organizado e estruturado. Os estádios estão bem melhores (e vão melhorar ainda mais depois da Copa), temos calendários e tabelas bem elaborados, mas ainda não tão respeitados (mexe-se muito em jogos) e os times já tem condições de brigar para trazer e manter craques no nosso campeonato brasileiro.

Mas uma coisa me incomoda: tudo isso está virando uma tediosa e perigosa rotina. Qual a diferença entre a temporada de 2003 (quando chegou a novidade dos pontos corridos) e a deste ano? quase nenhuma. Podemos citar a implantação da Série D, a Copa do Brasil Feminina e a realização da Copa do Mundo no Brasil (mas isso é com a FIFA). Estou querendo dizer que está tudo muito previsível. O ano começa com os estaduais (27 campeões), passa pela Copa do Brasil e Libertadores (dois campeões no meio do ano) e termina com o Brasileirão e a Sul-Americana (mais dois campeões). Obs: a Sul-Americana agora pegou, pois dá vaga para a Libertadores, o que sempre disse que era a única maneira de valorizar esta competição.

Entra ano, sai ano e o que muda são apenas os campeões, que também não fogem muito dos mesmos times, os mais estruturados. Está faltando coisa nova neste calendário, sem obviamente prejudicar o que está funcionando bem. Adianto que vem novidades na Copa do Brasil, mas não posso entrar em detalhes. Agora um exemplo: reclamam todo ano que os clubes são prejudicados quando tem que jogar simultaneamente às competições da Seleção por conta da cessão de seus jogadores. Sabemos que é assim para atender às necessidades comerciais. Já começo a achar que parar o Brasileiro nesta época seria uma alternativa inteligente.

Mas o que colocar no seu lugar para atender à TV? Respondo. A sugestão que levei à CBF e à própria TV: O Campeonato de Seleções Estaduais. Seria realizado simultaneamente à fase final da Copa América ou Copa das Confederações, quando não sabemos se o Brasil estará. Se esse novo torneio for bem organizado e bem promovido, atenderia aos dois problemas: daria a folga tão sonhada pelos clubes e preencheria a grade de programação, na ausência do Brasil nos torneios internacionais. Como em tudo que a TV põe a mão vira ouro, tenho certeza que essa combinação seria um sucesso e agradaria a gregos e a troianos. Depois entro em maiores detalhes.

0 comentários: